domingo, 19 de abril de 2015

Memória e Identidade


Texto: Darlan Marchi

Na segunda-feira, 06 de abril de 2015, foi dado prosseguimento ao trabalho com as professoras, das escolas de Porto Xavier, que participam do Programas Escolas Interculturais de Fronteira -PEIF – tendo por local o I.E.E. São Francisco Xavier. Na oportunidade foram trabalhados os conceitos de memória e identidade.
Através de alguns jogos teatrais foram abordados alguns pontos sobre como memorizamos as coisas e como percebemos o mundo a partir do nosso corpo, buscando refletir sobre a necessidade de olharmos o mundo de maneira extracotidiana.
As professoras foram incentivadas a trazer fotografias do Rio Uruguai para o encontro, e a partir delas narrarem histórias e falarem das sensações que as imagens causavam. Muitas palavras e lembranças despontaram a partir das imagens: cascatas, peixes, pôr-do-sol, aves, enchente, paisagem que se altera, hidrelétricas, ilhas etc. Lembranças do passado se associaram em debate sobre o presente e o futuro da cidade e do rio.  Em seguida, através do texto “Funes o memorioso” do contista argentino Jorge Luis Borges, discutiu-se a oposição/complemento da memória versus esquecimento, e a relação entre memória e identidade.

A partir de trecho do livro “Memória e identidade” (2012) do professor Joel Candau, outro texto trabalhado neste encontro, vimos que não há memória sem identidade, é em função de representações do passado que os membros de uma comunidade fazem suas escolhas memoriais. Essas representações tornam-se narrativas que reforçam as narrativas de si, ou do coletivo. No entanto, essas narrativas precisam ser consideradas como “verdadeiras” ou “autênticas”. O imaginário da autenticidade passa por uma tradição que de acordo com o senso comum é o conteúdo de uma “essência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos de Aprendizagem e Mapa Conceitual Escola João Manoel Correa e Escola Antonio Fioravante

No último dia 23 de novembro de 2015, as formadoras do PEIF Aline Madrid e Graciele Fabrício, acompanhadas da supervisora do programa em Por...