domingo, 19 de abril de 2015

Diálogos Interculturais em Espaços/Tempos de Fronteira – PEIF


No último dia dezesseis de março foi realizado o Seminário: Diálogos Interculturais em Espaços/Tempos de Fronteira – PEIF, no auditório do seminário da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. O evento contou com a presença das equipes diretivas e professores das escolas de Porto Xavier, vinculadas ao Programa, bem como, com a participação da nova equipe de formadores, Aline Madrid, Darlan de  Mamann Marchi, Maria Denise Bortolini  e Graciele Fabricio, além da coordenadora do Programa na UFFS – Campus de Cerro Largo, professora Bedati  Finokiet , os tutores Nícolas Deobald e Bruna Engel e Eloá Fraga (supervisora do PEIF).
Os formadores realizaram uma explanação sobre os temas a serem trabalhados por cada um, durante o ano, destacando seus objetivos e metodologia de trabalho. A seguir, um breve relato do encontro nas palavras do formador, Darlan De M. Marchi:
No dia 16 de março no campus da UFFS de Cerro Largo, participamos do Seminário  do PEIF – Programa Escolas Interculturais de Fronteira- 2015, com professores da rede pública de ensino de Porto Xavier. Na oportunidade foi promovida, com as participantes, uma oficina de introdução ao trabalho que será realizado ao longo do ano. A proposta apresentada intitulada “Patrimônio Cultural e Memórias da Fronteira: dispositivos para situações de ensino-aprendizagem. O Inventário afetivo-pedagógico”, ministrada pelo professor e Doutorando, Darlan Marchi, visará a construção de um inventário dar referências culturais da região fronteiriça de Porto Xavier/San Javier e o posterior debate e construção de propostas para o uso das mesmas no processo de ensino-aprendizagem nas diferentes disciplinas.
No encontro desse dia, além da apresentação dos objetivos e cronograma do trabalho, o professor propôs uma dinâmica que trabalhou com os sentidos e a memória. Os cheiros, o tato, a visão, como constituidores do processo de contato do homem com o mundo e como constituidor dos lugares físicos e mnemônicos que dão sentido a nossa existência. Também foi discutido brevemente o papel dos objetos como portadores de memórias e como sócio-transmissores das experiências e significados de um passado, conforme a teoria do antropólogo Joel Candau. Esse trabalho inicial foi um aperitivo para as atividades que seguirão ao longo de todo o programa, visando sempre a construção conjunta do projeto em diálogo com as professoras em formação e com os professores formadores.

O trabalho apenas começou, daqui para frente teremos muitas atividades teóricas e de campo, na construção desse projeto que visa a valorização do lugar da fronteira com seus elementos culturais particulares, contribuindo para a integração entre as escolas e as cidades gêmeas: Porto Xavier e San Javier.






Oficina de “Tecnologias Educacionais: possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem”, por Aline Madrid, formadora do PEIF:
A Oficina de Tecnologias Educacionais para o programa Escolas Interculturais de Fronteira foi apresentada pela professora Aline Madrid, Especialista em Mídias e Novas Tecnologias Educacionais e Mestra em Desenvolvimento e que desenvolverá atividades usando a tecnologia, para promover e auxiliar na construção dos projetos de aprendizagem com os alunos das escolas participantes.
Foi apresentado nesse primeiro encontro, o objetivo geral da oficina que é o de desenvolver com o grupo de professores participante do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, atuante em escolas de Porto Xavier, oficinas de tecnologia educacional, visando apresentar softwares que auxiliem no incremento aos projetos de aprendizagem e também oferecer subsídios para estreitar as fronteiras - reais e virtuais - entre Brasil e Argentina através da internet.
A professora iniciou fazendo um relato de alguns projetos desenvolvidos com o uso de tecnologias em escolas, destacando os pontos positivos e negativos para análise do que é possível realizar com os recursos disponíveis nos espaços escolares. Em seguida apresentou uma retrospectiva sobre os conceitos e significados de Tecnologia e a diferença de Tecnologia Digital.
Foi aberto um diálogo a respeito da importância de trabalhar tecnologia na escola e as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores com as características apresentadas pelas novas gerações, que usufruem da tecnologia digital desde o útero materno.
A professora deixou para o grupo algumas questões para serem pensadas ao longo dos encontros nesse ano de 2015:
Como podemos contribuir com essa geração?
Como a escola pode ser mais atrativa?
Como tornar as aulas motivadoras, instigantes e que promovam uma aprendizagem significativa?
Finalizando o encontro, foram apresentados alguns recursos tecnológicos que serão desenvolvidos na oficina, visando a utilização com as crianças e jovens, nos projetos de aprendizagem. São eles: Power Point, word, impress, writer, tuxpaint, gcompris, gimp, objetos educacionais, weebly, blog, facebook, câmera digital, celular, moviemaker, openshot, mapas virtuais (Google earth), GPS, mapas conceituais e mapas mentais.








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