Oficina dia
01 de junho de 2015
Na
oficina deste dia participaram professores de diferentes escolas para dar
continuidade em torno das memórias e do o patrimônio cultural de Porto Xavier.
A proposta para essa data foi: “Patrimônio
Cultural: trabalho de campo, metodologias de trabalho e Inventário de
referências culturais”.
A
atividade desenvolvida nos turnos da manhã e tarde visou debater sobre aspectos
da imaterialidade do patrimônio, seus significados e simbologias,
desconstruindo a ideia tradicional de patrimônio de pedra e cal, inserindo as
questões afetivas e subjetivas que lhe dão sentido. Assim, através de
atividades práticas, como a observação minuciosa dos prédios e lugares no
entorno da praça central da cidade, buscou-se ativar a sensibilização do olhar sobre
os bens que compõem a paisagem da localidade e que são, muitas vezes,
invisibilizados pelo cotidiano.
A
proposição teórica da oficina deste dia baseou-se nas ações do IPHAN (
Institudo do patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do CRESPIAL (Centro regional
para la salvaguardia del patrimônio cultural inmaterial de América Latina), a
partir das quais discutiu-se os conceitos de referências culturais e patrimônio
imaterial, bem como as metodologias utilizadas para o trabalho de campo para a
realização de um inventário: as fichas, o levantamento de dados posterior, a
história oral e o uso das TIC’s.
Por
fim, o grupo de professores participantes promoveu a listagem prévia dos
referenciais culturais da cidade:
Referencial natural central:
- O
Rio Uruguai.
Lugares:
-
A Praça Ferdinando Albino Wendt e seu entorno;
-
O Porto;
-
As Ilhas – Grande, São Francisco e Colorada;
-
O morro do Cerro Pelado;
-
Usina
Coopercana;
Prédios:
-
As Igrejas: Evangélica Luterana, Católica, Ass.
De Deus;
-
Mesa de Renda (Receita Federal);
-
Casarão Dona Bega;
-
Casa dos Marinheiros.
Saberes:
- Modos de pesca;
- Questões relacionadas a outras
atividades: criação do gado, plantação de sementes crioulas;
-
Alambiques artesanais;
- A maneira tradicional de produzir a
erva-mate.
- A colheita da macela.
Celebrações:
-
Procissão do Cerro Pelado; (relacionar com a
atividade-irmã de San Javier)
-
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes;
-
Circuito Internacional da Pesca;
Objetos:
-
Os objetos do Museu da cidade;
-
Os objetos ligados aos lugares, celebrações,
saberes;
-
Os seus objetos afetivos.
Oficina do dia 06 de julho de 2015
Tradição, tradicionalismo e a
cultura em constante transformação, esses foram os temas abordados na oficina
do último dia 06 de julho de 2015, realizada com professores do Instituto
Francisco Xavier . Através do artigo “Patrimônio, tradição
e tradicionalismo: o caso do gauchismo, no Rio Grande do Sul” da antropóloga
Maria Eunice Maciel, aprofundou-se o debate sobre o surgimento dos referenciais
identitários do gaúcho e da invenção das tradições. Nesse sentido, através do
jogo dos rituais do Teatro do Oprimido de Augusto Boal proposto pelo professor
formador aos participantes, foi possível desenvolver uma discussão que mostrava
a repetição cotidiana de rituais domésticos, que muitas vezes define posições
específicas e papeis sociais, cristalizando de maneira indireta nichos de
opressão e que resistem às transformações em voga. Essa atividade transpassou depois ao texto
onde o debate partiu dos seguintes questionamentos: A tradição é sinal de
verdade? Toda a forma de tradição deve ser preservada? A dicotomia entre preservação e transformação
permeou o debate.
No turno da tarde,
foram abordadas possibilidades de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas
através das fichas de inventário. Para tanto, foram trazidos modelos das fichas
desenvolvidas para o Programa Mais Educação que, através da supervisão do setor
de Educação patrimonial do IPHAN, desenvolveu fichas e um manual de utilização
para o professor. Posteriormente, o grupo de professores visitou o Museu
Municipal de Porto Xavier que passa por um período de adequação e construção de
sua narrativa expográfica através do trabalho da professora Eloa. Foram
observados os objetos e elencadas temáticas através das quais esses objetos
podem ser lidos.
Por fim, os
professores presentes comprometeram-se a realizar atividades através das fichas,
e/ou reflexões de ações já realizadas em sala de aula, a partir das atividades
de formação do PEIF no que tange a memória e ao patrimônio, para a produção de
uma publicação com os resultados das atividades nas escolas.
Oficina 10 de Agosto de 2015
No dia 10 de agosto foi dado
início ao segundo semestre de atividades do programa. Na oportunidade os
formadores Darlan e Aline trabalharam com os conceitos de paisagem cultural e
patrimônio e sobre o uso da fotografia como dispositivo para os projetos de
ensino-aprendizagem.
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