Oficina Tecnologias Educacionais

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Aline Dornelles Madrid

Objetivo Geral: Desenvolver com o grupo de professores participante do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, atuante em escolas de Porto Xavier, oficinas de tecnologia educacional, visando apresentar softwares que auxiliem no incremento aos projetos de aprendizagem e também oferecer subsídios para estreitar as fronteiras - reais e virtuais - entre Brasil e Argentina através da internet.

Objetivos Específicos:
- Apresentar e resgatar os conceitos de tecnologia, diferenciando tecnologia digital;
- Refletir sobre a importância do trabalho com tecnologia nas escolas e inseridas em projetos de aprendizagem;
- Preparar materiais para estudo e reflexão sobre o trabalho com tecnologia educacional e sua contribuição na promoção de aprendizagem significativa;
- Analisar de forma conjunta, como usar imagens, vídeos e áudios sem ferir direitos autorais. Pesquisar e estudar sobre o projeto Creative Commons, quanto às permissões de licenciamento aberto;
- Realizar oficina com softwares livre, promovendo o reconhecimento e a utilidade de cada programa dentro do desenvolvimento dos projetos de aprendizagem;
- Desenvolver atividades com softwares proprietários, para criação de vídeos e materiais de apresentação;
- Oportunizar o contato com office dos sistemas operacionais Linux e Windows, realizando atividades que proporcionem ao professor a prática no uso desses sistemas;
- Construir jogos e atividades usando a tecnologia digital;
- Realizar atividades utilizando os programas disponíveis no computador e também oferecidos pela internet;
- Criar blogs e sites para a divulgação dos trabalhos realizados por professores e alunos do programa e também para promover um intercâmbio virtual entre culturas.

Justificativa
                O Programa Escolas Interculturais de Fronteira, oferece no primeiro semestre letivo de 2015, oficinas aos professores participantes, com temas relevantes para o desenvolvimento de atividades que possam promover a aprendizagem e a troca de conhecimentos entre professores e alunos do Brasil e da Argentina, que pertencem à faixa de fronteira entre esses dois países.
                Dentre as oficinas desenvolvidas está a denominada “Tecnologias educacionais: Possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem” que tem por objetivo promover com o grupo de professores participante do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, atuante em escolas de Porto Xavier, oficinas de tecnologia educacional, visando apresentar softwares que auxiliem no incremento aos projetos de aprendizagem e também oferecer subsídios para estreitar as fronteiras - reais e virtuais - entre Brasil e Argentina através da internet.
                O uso de tecnologias na escola favorece a aprendizagem de crianças e jovens. O conhecimento está acessível ao toque, aos sentidos múltiplos, pois se vive em uma sociedade de informação, mas que só se converterá em uma verdadeira sociedade do conhecimento para quando esses jovens e crianças forem orientados a compreender e ordenar essas informações. A escola e o educador participam dessa fase, em dar condições para a autonomia dos educandos.
                O professor nesse processo de organização do conhecimento precisará rever seus conceitos metodológicos, inserindo em suas práticas pedagógicas as tecnologias digitais. As situações criadas pelo professor em sala de aula, através da construção de projetos de aprendizagem, propiciarão aos alunos uma participação ativa e uma aprendizagem significativa “levando-os a uma investigação e a uma problematização para a produção e o desenvolvimento de projetos, para a resolução de problemas” e a tecnologia auxiliará nesse processo. (Tornaghi, 2010, p. 50).
                O professor, diante desses desafios, terá na formação pedagógica em tecnologias educacionais a oportunidade de compartilhar e refletir sobre o uso das ferramentas digitais para dinamizar e qualificar sua prática. Para o educador, conhecer as diferentes mídias e suas linguagens, poderá aproxima-lo ainda mais dessa nova geração, desenvolvendo ações que colaborem para uma aprendizagem rica, de qualidade, coletiva e que promova a autoria.

Recursos e ferramentas:

Notebook, data show, power point, word, impress, writer, tux paint, gcompris, objetos educacionais, weebly, blog, facebook, câmera digital, gimp, celular, moviemaker, openshot.

Referências:


TORNAGHI, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs: guia do cursista. 2ª edição. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.


Encontro 16 de março de 2015
UFFS - Cerro Largo 

Material utilizado no encontro do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, pela professora Aline Madrid, para apresentação da oficina.















Encontro  06 de Abril de 2015
Porto Xavier


Boas Vindas!!

Olá professores participantes do PEIF - Porto Xavier!
No encontro de hoje estaremos visualizando e trabalhando com uma importante ferramenta de divulgação e de registro de textos e imagens: O Blog.

O Blog auxilia nos registros feitos durante a pesquisa, realizada nos projetos de aprendizagem. É importante ter com os alunos um espaço que concentre as imagens, os textos, os materiais produzidos durante a pesquisa.
Para iniciarmos nossa oficina de blog, precisamos realizar um breve estudo sobre o que é um blog e quais suas características e importância para o meio educacional.
No espaço abaixo está parte do texto do artigo: Mídia na educação: a importância do BLOG para a educação física escolar. *Autoras do texto: Cícera Andréia de Souza e Marli Hatje Hammes.
O texto completo está disponível no endereço eletrônico:http://www.efdeportes.com/efd160/a-importancia-do-blog-para-a-educacao-fisica.htm
Atividades iniciais:
1- Leitura do texto: O blog enquanto recurso e estratégia educacional
2 - Utilizando o office word, digite seu comentário sobre o texto e também se já esteve em contato anteriormente com algum blog e como foi essa experiência. Salve no computador seu relato e depois faça uma cópia para postar no espaço de comentários aqui no blog.
3 - Deixar comentários na página do BLOG.

*O Blog enquanto recurso e estratégia educacional
    O blog palavra abreviada de weblog - web (teia, ambiente de internet) e log (diário, registro), é um espaço na rede mundial de computadores (internet) destinado a receber opiniões e comentários chamados de postagens, de todos que queiram debater um tema específico e que se baseia em conceitos como a diversidade e o controle descentralizado. É um espaço multimídia virtual, que possibilita novas formas de experiências comunicativas aos seus usuários, que utilizam como ferramenta para comunicar e refletir assuntos em comum e temática de interesse particular, através das postagens ou comentários.
    Segundo Primo (apud Araújo, 2008), os blogs podem ser definidos em Blog Profissional , Blog Pessoal, Blog Grupal e Blog Organizacional. O primeiro busca rendimentos através da veiculação de propaganda (...), em outras palavras, a publicação no blog constitui-se ela mesma uma atividade profissional. O blog pessoal é um espaço individual onde as motivações do blogueiro não passam do prazer de expressar-se e de interagir. O Blog Grupal é produzido por mais de uma pessoa, voltados para assuntos de interesse dos envolvidos e o Blog Organizacional são os blogs cujos post e interações são determinadas pela formalização das relações e sistematização das forças de trabalho em busca de objetivos que delimitam e direcionam a atuação de cada participante do processo.
    Muito mais do que diários on-line, os blogs assumiram significativas funções no processo de comunicação e informação. “Os mecanismos de interação dos Blogs são as ferramentas que possibilitam existir uma das principais características e funcionalidades dos blogs: a conversação”. (Araújo, 2008). Ainda segundo o autor, a conversação é talvez a maior potencialidade trazida pelos blogs, pois eles têm grande capacidade de ampliar conversações. A linguagem dos blogs normalmente apresenta-se como informal, dialógica, irônica, espontânea e descontraída. Observando a diversidade encontrada na blogosfera2, podemos afirmar que a tendência é que este tipo de linguagem se consolide com o próprio avanço tecnológico.
    Apesar de não terem sido criados exclusivamente para fins pedagógicos, os blogs enquanto ferramenta possibilitam ampliar o desenvolvimento das aulas e criar uma identidade individual como fonte. Eles exigem autoria. Os edublogs, como são chamados os blogs com fins educacionais, cada vez mais estão sendo utilizados por alunos e professores de todos os níveis de ensino.
    Considerando que a matéria prima dos edublogs é a informação pessoal ou profissional com vistas a melhorar o processo ensino-aprendizagem, é importante destacar as cinco características de blogs, segundo RECUERO (apud Araújo, 2008):
    Weblogs Diários – são os webloges que se referenciam principalmente pela vida pessoal do autor. O seu objetivo não é trazer informações, ou discuti-las, mas, simplesmente, relatar fatos cotidianos, a vida pessoal ou opiniões gerais do autor.
    Weblogs Publicações – são weblogs que se destinam principalmente a trazer informação de modo opinativo. São informações que são discutidas pelo autor, sempre discutidas e comentadas. Alguns possuem tema central, outros tratam de generalidades.
    Weblogs Literários – são os weblogs destinados a contar uma história ficcional, com personagens criados pelo autor ou simplesmente ser um conjunto de crônicas ou poesias com ambições literárias, sem preocupar-se com o relato do cotidiano do autor.
    Weblogs Clippings - são os weblogs que simplesmente se destinam a ser um apanhado de links ou recortes de outras publicações com o objetivo de filtrar a informação publicada em outros lugares. Não possuem opiniões e comentários do autor, via de regra.
    Weblogs Mistos – são aqueles que efetivamente misturam post pessoais sobre a vida do autor e post informativos com notícias, dicas e comentários de acordo com o gosto pessoal.
    Os Weblogs, se pensados no contexto dos edublogs, podem ser desenvolvidos de duas formas no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Gomes & Lopes (2007) as duas formas de utilização dos blogs na educação, são recurso ou estratégia. A primeira refere-se à pesquisa e seleção de informações em blogs, feita pelos alunos e sugeridos pelo professor. No emprego do blog como estratégia, o professor pode criar um blog para postar conteúdos de sua disciplina para que os alunos acessem e comentem os conteúdos, ou o professor pode criar e manter o diário juntamente com os alunos.
    Independentemente da forma utilizada, é importante destacar a possibilidade de interação que o blog proporciona. Não somente entre alunos e professores, mas também entre alunos/alunos, professores/professores e inclusive alunos/acadêmicos de licenciaturas e professores/acadêmicos de licenciaturas.
     O blog, objeto deste ponto de vista, é um importante mecanismo pedagógico em todos os níveis de ensino. Utilizado pela sociedade atual e por conseqüência ao contexto escolar, pode ser uma boa iniciativa para conquistar o aluno aos objetivos da aula e da própria escola, o que pode acarretar em sucesso ao processo de ensino e aprendizagem, assim como, aproximar escolas e também fortalecer a relação entre escola e universidade.
    Muitos professores perceberam que estas páginas viraram “febre” entre os jovens e decidiram explorar o potencial pedagógico dessa mídia em prol de suas práticas. Hoje muitas escolas possuem seu blog.
    Como esse recurso pode ser acessado com facilidade, inclusive, da casa do aluno, ele possibilita e facilita a troca de informações e a construção do conhecimento. É a construção colaborativa e interativa de conhecimento, a chamada “inteligência coletiva”, apontada por Pierre Lévy (1998).
    A interação proporcionada pelo blog possibilita ao aluno se tornar sujeito ativo na construção do conhecimento, partilhando saberes através dos recursos de interface oferecidos. 
Atividades complementares:
Com base no trabalho teórico prático, realizado na oficina de Mapas Mentais com a professora Denise, utilizaremos o software powerpoint, para registrarmos os mapas mentais. Para essa atividade teremos o auxílio do google maps, que é uma ferramenta importante para a visualização de imagens de satélite, bem como de mapas geográficos, sobre o espaço estudado na oficina - Porto Xavier e o rio Uruguai.



Encontro 20 de abril de 2015
Porto Xavier


















06 de maio de 2015
I Carijada Internacional de Intercultural Porto Xavier

Participação da professora formadora durante todo o dia, registrando e coletando os momentos através da captura de imagens e vídeos da Carijada, para a elaboração de um moviemaker de apresentação, acompanhando os professores da Argentina.



Encontro 18 de maio de 2015
Porto Xavier

Trabalhando com Editor de Vídeos

Com o acontecimento do evento da Carijada em Porto Xavier, cada professor fez seu registro individual, através de fotos e filmagem. Vamos aproveitar esses registros e transformá-los em um vídeo explicativo sobre O que é Carijada e o que representou o evento para os alunos e para a comunidade. Outra ideia é aproveitar a atividade do MEMORIAL e realizar um pequeno vídeo sobre algumas imagens significativas de sua vida profissional, que daria um bom filme-memorial.






















Oficina 15 de Junho
Edição de Imagem GIMP, a partir da referência significativa dos espaços da escola










14 de setembro de 2015

Nessa segunda-feira foi realizada mais uma oficina de tecnologia em conjunto com a oficina de projetos de aprendizagem. A ideia foi trabalhar com os professores, releitura das imagens capturadas (fotografadas) na oficina do professor Darlan sobre Paisagens culturais. O grupo de professores foi desafiado, também, a construir uma atividade final da oficina, com prazo até o final do ano. Essa atividade será realizada no Prezi sobre os estudos desenvolvidos com os alunos de acordo com a leituras feitas durante as oficinas do PEIF.
















31 de Agosto de 2015

Visita à Escuela 109 - Juan Tironi
Abertura e apresentações artísticas
Apresentação das escolas e de cada oficina e formadores PEIF - Porto Xavier/San Javier
Reunião de construção de agenda e ações para o intercâmbio das escolas PEIF de Porto Xavier e San Javier.

28 de setembro

Atividades na Escuela 109 Juan Tironi: Construção de vídeo sobre os locais significativos da escola. 



19 de Outubro de 2015

Visita às escolas do PEIF/Porto Xavier.



04 de novembro de 2015

Feira da Criatividade e do Conhecimento


16 de novembro de 2015

Aprendendo com editor de apresentação não-linear: Prezi, na escola Carlos Bratz














23 de novembro de 2015


Construção de Mapas Conceituais: Escolas: João Manoel Correa e Coronel Antonio Fioravante
























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