No
dia 14 de agosto, ocorreu mais uma oficina da professora Neusete Machado Rigo,
da UFFS- campus de Cerro Largo, na Escola Estadual Antônio Fioravante -CIEP. A
seguir, disponibilizamos o esquema utilizado no encontro.
1. Objetivo:Planejar a organização dos
projetos de aprendizagem para serem propostos nas turmas com os alunos.
2. Desenvolvimento:
2.1. Retomar a proposta de
projeto iniciada no encontro anterior. Em grupos organizar a proposta: qual é o
problema, o que sabemos, o que queremos saber, como vamos fazer para saber?
Socialização das propostas.
2.2.Planejar o trabalho a ser
encaminhado com os alunos. Definir como vamos problematizar a realidade para
que os alunos possam perceber um problema: um vídeo, recortes de jornal,
músicas...
Definir:
O QUE
|
COMO
|
QUANDO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.2 COMO PODEMOS TRABALHAR COM PROJETOS DE PESQUISA EM SALA DE AULA?
1. Levar os alunos a observarem
a realidade para pensar uma problemática que envolve a diversidade cultural.
Como fazer?
Partir de uma PROBLEMATIZAÇÃO
INICIAL, que pode ser: um vídeo, uma notícia, uma figura, fotos...
Ex 1: Diversidade cultural: Raça
Observe as frases abaixo:
1.”Meninas
não devem brincar com meninos.”
2.”Mamãe
é a rainha do lar, papai é o chefe da casa”.
3
“Meninas não jogam bola, brincam com bonecas”
4.”Homem
não chora”.
O que você pensa sobre elas?
Para
dialogar:
1.Na tua opinião existem comportamentos,
brincadeiras, jogos, trabalhos, cores... que são para os meninos e outros que
são para as meninas?
2.Na relação entre meninos(homens) e meninas(mulheres) existe um que é melhor ou
mais que o outro, ou que possua mais direitos que o outro?
2. Organizar com os alunos o
trabalho de pesquisa:
Como fazer?
1. Definir a temática.
2. Apresentar o problema.
3. O que queremos saber sobre?
4. Por que queremos saber isso?
5. Como faremos para saber o que queremos?
Este é o momento de planejamento
que os alunos elaborarão para dar visibilidade ao estudo que querem fazem. É um
momento que precisa da orientação do professor.
3. Acompanhar o trabalho de
pesquisa sugerindo, disponibilizando material, ajudando a organizar o material,
orientando em alguma escrita ou outro tipo de produção.
4. Socializar os estudos
produzidos pelos alunos.
VÍDEO BONECA NEGRA
O encontro tinha por objetivo encaminhar com
as professoras possibilidades para pensar um projeto de pesquisa com os alunos,
relacionado à interculturalidade. Por isso, trouxemos como elementos
problematizadores questões realacionadas ao negro e à questão de gênero.
Assistimos a um vídeo que apresenta uma pesquisa realizada com crianças brancas
e negras nos EUA, o qual demonstra como elas estão subjetivadas a aceitar o
branco e a negar o negro, adjetivando este como mau, feio e “não amigo”. Isso
as leva a atitudes de preconceito e discriminação. Outra reflexão realizada a partir
das tirinhas da Mafalda, tinha como foco a questão de gênero, como uma
discussão necessária para repensar as práticas que vivenciamos na escola, na
família e na sociedade.
A
partir desses dois temas encaminhamos para que as professoras pensassem em suas
escolas possibilidades de construir propostas coletivas de trabalho, que
partissem das leituras de mundo que os alunos conseguem fazer e assim, planejar
pesquisas que venham a responder aos seus questionamentos.
Foi
uma manhã de discussão em que “desenhamos” possibilidades para que os projetos
de pesquisa estejam presente nos currículos das escolas e, desta forma,
possamos modificar pensamentos e realidades acerca do contexto cultural em que
vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário