segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

No dia 14 de agosto, ocorreu mais uma oficina da professora Neusete Machado Rigo, da UFFS- campus de Cerro Largo, na Escola Estadual Antônio Fioravante -CIEP. A seguir, disponibilizamos o esquema utilizado no encontro.
1. Objetivo:Planejar a organização dos projetos de aprendizagem para serem propostos nas turmas com os alunos.
2. Desenvolvimento:
2.1. Retomar a proposta de projeto iniciada no encontro anterior. Em grupos organizar a proposta: qual é o problema, o que sabemos, o que queremos saber, como vamos fazer para saber? Socialização das propostas.
2.2.Planejar o trabalho a ser encaminhado com os alunos. Definir como vamos problematizar a realidade para que os alunos possam perceber um problema: um vídeo, recortes de jornal, músicas...
Definir:

O QUE
COMO
QUANDO










2.2 COMO PODEMOS TRABALHAR COM PROJETOS DE PESQUISA EM SALA DE AULA?
1. Levar os alunos a observarem a realidade para pensar uma problemática que envolve a diversidade cultural.
Como fazer?
Partir de uma PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, que pode ser: um vídeo, uma notícia, uma figura, fotos...

Ex 1: Diversidade cultural: Raça


Observe as frases abaixo:
1.”Meninas não devem brincar com meninos.”
2.”Mamãe é a rainha do lar, papai é o chefe da casa”.
3 “Meninas não jogam bola, brincam com bonecas”
4.”Homem não chora”.
O que você pensa sobre elas?
Para dialogar:
1.Na tua opinião existem comportamentos, brincadeiras, jogos, trabalhos, cores... que são para os meninos e outros que são para as meninas?
2.Na relação entre meninos(homens) e  meninas(mulheres) existe um que é melhor ou mais que o outro, ou que possua mais direitos que o outro?
2. Organizar com os alunos o trabalho de pesquisa:
Como fazer?
1. Definir a temática.
2. Apresentar o problema.
3. O que queremos saber sobre?
4. Por que queremos saber isso?
5. Como faremos para saber o que queremos?
Este é o momento de planejamento que os alunos elaborarão para dar visibilidade ao estudo que querem fazem. É um momento que precisa da orientação do professor.
3. Acompanhar o trabalho de pesquisa sugerindo, disponibilizando material, ajudando a organizar o material, orientando em alguma escrita ou outro tipo de produção.
4. Socializar os estudos produzidos pelos alunos.
VÍDEO BONECA NEGRA

            
O encontro tinha por objetivo encaminhar com as professoras possibilidades para pensar um projeto de pesquisa com os alunos, relacionado à interculturalidade. Por isso, trouxemos como elementos problematizadores questões realacionadas ao negro e à questão de gênero. Assistimos a um vídeo que apresenta uma pesquisa realizada com crianças brancas e negras nos EUA, o qual demonstra como elas estão subjetivadas a aceitar o branco e a negar o negro, adjetivando este como mau, feio e “não amigo”. Isso as leva a atitudes de preconceito e discriminação. Outra reflexão realizada a partir das tirinhas da Mafalda, tinha como foco a questão de gênero, como uma discussão necessária para repensar as práticas que vivenciamos na escola, na família e na sociedade.
            A partir desses dois temas encaminhamos para que as professoras pensassem em suas escolas possibilidades de construir propostas coletivas de trabalho, que partissem das leituras de mundo que os alunos conseguem fazer e assim, planejar pesquisas que venham a responder aos seus questionamentos.
            Foi uma manhã de discussão em que “desenhamos” possibilidades para que os projetos de pesquisa estejam presente nos currículos das escolas e, desta forma, possamos modificar pensamentos e realidades acerca do contexto cultural em que vivemos. 

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