Nesse encontro as professoras tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas inicias de projetos de pesquisa, os quais desejam realizar com seus alunos.
Foi
um encontro muito interessante porque as professoras trouxeram suas práticas com
projetos desenvolvidos em outros momentos e estes serviram de “ponta pé
inicial” para o planejamento de outros. Assistimos a um vídeo produzido por uma
das professoras sobre um passeio que os alunos haviam realizado nas águas do
rio Uruguai. A partir dalí criamos um planejamento viável, como um exemplo do
que poderia ser feito a seguir:
Título do projeto: “O rio que nos une/separa”
Aspectos a pesquisar:
1. Como vivem as pessoas às margens do rio? (sua vida, seus
credos, moradia, alimentação, arte, sonhos, esperanças...)
2. A importância do rio Uruguai para essas pessoas.
3. As relações entre o Brasil e Argentina.
4. As enchentes: seus efeitos, suas origens...
5. As barragens: benefícios, prejuízos...
Como fazemos a pesquisa? (metodologia)
1. Passeios
2. Entrevistas
3. Observações
4. Maquetes
5. Pesquisas bibliográficas
Quando faremos?
Quem participará?
O que faremos para socializar/sistematizar o que
pesquisamos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário