No dia 18 de outubro, a Oficina
“Teatro Como Experiência Estética”, realizada em Porto Xavier – RS, desenvolveu noções sobre bonecos de manipulação
a vista, jogos e exercícios preparatórios, elementos técnicos do teatro e
improvisação de pequenas cenas.
Os professores participantes da oficina confeccionaram um
protótipo de boneco de manipulação à vista, a partir da utilização de materiais
simples, como folhas de jornal. Em seguida, realizaram exercícios de
manipulação em dupla do boneco, explorando movimentos e ações.
Os exercícios e jogos preparatórios desenvolvidos na
oficina possibilitam trabalhar elementos básicos, como: foco; percepção; ritmo;
atenção e concentração; o trabalho em grupo; a expressão corporal; respiração, etc.
Já os exercícios técnicos e a improvisação de cenas
permitem abordar alguns elementos fundamentais para o fazer teatral, como:
criação de personagens, espaço cênico e ação. Além desses itens, a oficina
também propôs a discussão sobre as etapas e conceitos implicados na criação de
um espetáculo de teatro. Os participantes da oficina puderam conhecer, através
de imagens, um pouco do processo de trabalho do Grupo de Teatro A Turma do
Dionísio, que atua na área há mais de 28 anos e pesquisa a interação entre o
teatro de atores e o teatro de Formas Animadas.
Para a pesquisadora Ana Maria Amaral, a expressão Teatro de
Formas Animadas abrange um amplo campo da produção teatral, que inclui o teatro
de bonecos, o teatro de máscaras e o teatro de objetos. O termo “forma” é usado
pela autora para “expressar a
materialização de uma ideia” e está relacionado à ideia de animação, ou
seja, à possibilidade de provocar uma espécie de “ilusão de vida” a algo
inanimado. É a relação entre movimento e energia que possibilita essa ilusão.
O Teatro Como
Experiência Estética, oficina coordenada
pela atriz Maristela Marasca, propõe a observação e a reflexão sobre as
experiências estéticas cotidianas e nas linguagens teatrais. O encontro foi
realizado no Instituto Estadual de Educação São Xavier e contou com a
participação de professores de diversas áreas do conhecimento, que atuam em
escolas parceiras do Programa.
A Oficina integra as atividades do Programa Escolas
Interculturais de Fronteira (PEIF), desenvolvido pelo Ministério da Educação em
cidades de fronteira do Mercosul e
países envolvidos: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário