segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Teatro Como Experiência Estética Encontro de Outubro/2014

No dia 18 de outubro, a Oficina “Teatro Como Experiência Estética”, realizada em Porto Xavier – RS, desenvolveu noções sobre bonecos de manipulação a vista, jogos e exercícios preparatórios, elementos técnicos do teatro e improvisação de pequenas cenas.
Os professores participantes da oficina confeccionaram um protótipo de boneco de manipulação à vista, a partir da utilização de materiais simples, como folhas de jornal. Em seguida, realizaram exercícios de manipulação em dupla do boneco, explorando movimentos e ações.
Os exercícios e jogos preparatórios desenvolvidos na oficina possibilitam trabalhar elementos básicos, como: foco; percepção; ritmo; atenção e concentração; o trabalho em grupo; a expressão corporal;  respiração, etc.
Já os exercícios técnicos e a improvisação de cenas permitem abordar alguns elementos fundamentais para o fazer teatral, como: criação de personagens, espaço cênico e ação. Além desses itens, a oficina também propôs a discussão sobre as etapas e conceitos implicados na criação de um espetáculo de teatro. Os participantes da oficina puderam conhecer, através de imagens, um pouco do processo de trabalho do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, que atua na área há mais de 28 anos e pesquisa a interação entre o teatro de atores e o teatro de Formas Animadas.
Para a pesquisadora Ana Maria Amaral, a expressão Teatro de Formas Animadas abrange um amplo campo da produção teatral, que inclui o teatro de bonecos, o teatro de máscaras e o teatro de objetos. O termo “forma” é usado pela autora para “expressar a materialização de uma ideia” e está relacionado à ideia de animação, ou seja, à possibilidade de provocar uma espécie de “ilusão de vida” a algo inanimado. É a relação entre movimento e energia que possibilita essa ilusão.
O Teatro Como Experiência Estética, oficina coordenada pela atriz Maristela Marasca, propõe a observação e a reflexão sobre as experiências estéticas cotidianas e nas linguagens teatrais. O encontro foi realizado no Instituto Estadual de Educação São Xavier e contou com a participação de professores de diversas áreas do conhecimento, que atuam em escolas parceiras do Programa.
A Oficina integra as atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), desenvolvido pelo Ministério da Educação em cidades de fronteira do Mercosul  e países envolvidos: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 
















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