Nessa
etapa a Oficina “Teatro Como Experiência
Estética” , realizada em Porto
Xavier – RS, priorizou a experiência vivenciada a partir de jogos e
exercícios que preparam para a atuação cênica. Esses exercícios e jogos
possibilitam trabalhar elementos básicos, como: o conhecimento de si e a
relação com os outros; a atenção e a concentração; a confiança mútua; o
trabalho em grupo; a expressão corporal; o ritmo, etc. Também foram realizadas
atividades para trabalhar aspectos técnicos do teatro, como: foco, criação de personagens e espaço cênico.
Além
desses itens, a oficina propôs a discussão de temas importantes, como: a
relação entre o teatro e o conhecimento; a relação entre o teatro e a escola e
as diferentes linguagens teatrais.
Segundo
Bertolt Brecht, o “teatro, com suas reproduções do convívio humano... Tem de
surpreender seu público, e chegar a isso por uma técnica que torne o que lhe é
familiar em estranho”. Ainda segundo o autor, o teatro pode
contribuir para que o sujeito possa estabelecer novas relações com o mundo e
consigo mesmo. Assim, o conhecimento pode se constituir a partir de um novo
parâmetro, o distanciamento. Brecht destaca: “Distanciar um fato ou caráter é, antes de
tudo, simplesmente tirar desse fato ou desse caráter tudo o que ele tem de
natural, conhecido, evidente, e fazer nascer em seu lugar espanto e
curiosidade”
A
Oficina integra as atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira
(PEIF), desenvolvido pelo Ministério da Educação em cidades de fronteira do
Mercosul e países envolvidos: Argentina,
Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
O Teatro Como Experiência Estética,
oficina coordenada pela atriz Maristela Marasca, propõe a observação e a
reflexão sobre as experiências estéticas cotidianas e nas linguagens teatrais.
Participaram dessa oficina professores de diversas áreas do conhecimento, que
atuam em escolas envolvidas com o Programa. O encontro foi realizado no Instituto
Estadual de Educação São Xavier.
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