sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O Teatro Como Experiência Estética: encontro de 18 de setembro de 2014

Nessa etapa a Oficina “Teatro Como Experiência Estética” , realizada em Porto Xavier – RS, priorizou a experiência vivenciada a partir de jogos e exercícios que preparam para a atuação cênica. Esses exercícios e jogos possibilitam trabalhar elementos básicos, como: o conhecimento de si e a relação com os outros; a atenção e a concentração; a confiança mútua; o trabalho em grupo; a expressão corporal; o ritmo, etc. Também foram realizadas atividades para trabalhar aspectos técnicos do teatro, como:  foco, criação de personagens e espaço cênico.
Além desses itens, a oficina propôs a discussão de temas importantes, como: a relação entre o teatro e o conhecimento; a relação entre o teatro e a escola e as diferentes linguagens teatrais.
Segundo Bertolt Brecht, o “teatro, com suas reproduções do convívio humano... Tem de surpreender seu público, e chegar a isso por uma técnica que torne o que lhe é familiar em estranho”. Ainda segundo o autor, o teatro pode contribuir para que o sujeito possa estabelecer novas relações com o mundo e consigo mesmo. Assim, o conhecimento pode se constituir a partir de um novo parâmetro, o distanciamento. Brecht destaca:  “Distanciar um fato ou caráter é, antes de tudo, simplesmente tirar desse fato ou desse caráter tudo o que ele tem de natural, conhecido, evidente, e fazer nascer em seu lugar espanto e curiosidade”                                           
A Oficina integra as atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), desenvolvido pelo Ministério da Educação em cidades de fronteira do Mercosul  e países envolvidos: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
O Teatro Como Experiência Estética, oficina coordenada pela atriz Maristela Marasca, propõe a observação e a reflexão sobre as experiências estéticas cotidianas e nas linguagens teatrais. Participaram dessa oficina professores de diversas áreas do conhecimento, que atuam em escolas envolvidas com o Programa. O encontro foi realizado no Instituto Estadual de Educação São Xavier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos de Aprendizagem e Mapa Conceitual Escola João Manoel Correa e Escola Antonio Fioravante

No último dia 23 de novembro de 2015, as formadoras do PEIF Aline Madrid e Graciele Fabrício, acompanhadas da supervisora do programa em Por...