quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MASSINHA DE MODELAR NAS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL DO PEIF

No último encontro de Cultura Digital e Intercâmbio Cultural do PEIF (08/09), em Porto Xavier, a turma deu continuidade ao processo de construção de cenário e personagens para a animação em stop motion, Para esta etapa, a utilização de massinha de modelar para confecção de bonecos articuláveis foi uma grande diversão. Você sabe como é o processo de produção de um filme desse tipo?

Passo a passo
1. O roteiro é escrito, com as cenas e seus diálogos. A partir dele os animadores criam uma versão rabiscada de como será cada cena.
2. Os bonecos são esboçados no papel. Com base nesses desenhos, são construídos os esqueletos que sustentarão os bonecos.
3. O esqueleto, que pode ser simplesmente de arame ou feito com engrenagens minúsculas de precisão (nesse caso, utilizamos palitos), é revestido com o material que dará forma aos bonecos: a massinha de modelar.
4. Os bonecos podem ganhar roupas de pano e outros acessórios. Para transmitir emoção, vários tipos de olhos, sobrancelhas e bocas podem ser modelados para serem movimentados e/ou substituídos durante a animação.
5. Enquanto isso, outra galera trabalha no cenário feito na escala dos personagens, baseados em desenhos ou até em plantas 3D feitas em computador ou maquetes, como no nosso caso.
6. Hora de gravar! Os animadores fotografam os bonecos, tirando até 24 ou 30 fotos para cada segundo de filme. Depois, a sequência das imagens é organizada no computador, convertida para um vídeo ou impressa na película.
7. Por último, com um programa de computador, um laboratório ou um técnico mixa as imagens unindo vozes, trilha sonora e imagens. Pronto, agora é só rodar e assistir!

Quer se divertir um pouquinho antes de ver o nosso trabalho final? Espia essa animação de uma oficina do Anima Mundi:


Texto: Marjorie Bier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos de Aprendizagem e Mapa Conceitual Escola João Manoel Correa e Escola Antonio Fioravante

No último dia 23 de novembro de 2015, as formadoras do PEIF Aline Madrid e Graciele Fabrício, acompanhadas da supervisora do programa em Por...