domingo, 27 de julho de 2014

O Teatro Como Experiência Estética.

Encontro de julho/2014

Novo encontro com professores pelo Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) em Porto Xavier – RS e realização da Oficina "Teatro Como Experiência Estética". O programa é desenvolvido em cidades de fronteira do Mercosul pelo Ministério de Educação do Brasil e países envolvidos: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A Oficina foi coordenada pela atriz Maristela Marasca, com a proposta de observar, enriquecer e incentivar a reflexão sobre as experiências estéticas presentes na vida humana. Foram desenvolvidas atividades como: jogos e exercícios teatrais, confecção e uso de máscaras e noções sobre Estética. O encontro foi realizado na Escola E. Antônio Fioravante - CIEP.

Segundo Adolfo Sánchez Vázquez, a Estética “ é a ciência de um modo específico de apropriação da realidade, vinculado a outros modos de  apropriação humana do mundo e com as condições históricas, sociais e culturais em que ocorre.”

O autor considera que a relação estética do homem com o mundo caracteriza-se sobretudo pela relação sensível (sensorial) que estabelecemos com as coisas. Daí a origem do termo estética, do grego “aisthesis”.
Como podemos enriquecer nossas experiências estéticas? Essa é uma questão que podemos fazer enquanto seres humanos e educadores. Uma das áreas que pode contribuir para aprofundar nossas relações estéticas é o teatro.





A seguir, algumas fotos da oficina com a professora Maristela Marasca:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos de Aprendizagem e Mapa Conceitual Escola João Manoel Correa e Escola Antonio Fioravante

No último dia 23 de novembro de 2015, as formadoras do PEIF Aline Madrid e Graciele Fabrício, acompanhadas da supervisora do programa em Por...