quarta-feira, 23 de julho de 2014

Projetos de Aprendizagem

     Na manhã do dia 14 de julho de 2014, as professoras participantes do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, em Porto Xavier/RS, participaram de mais uma oficina coordenada pela docente da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Neusete Machado Rigo. A temática trabalhada foi : Projetos de Aprendizagem,  que é a espinha dorsal do Programa. A seguir, uma breve resenha do que foi enfocado e refletido , através da mediação da professora Neusete, com as integrantes da oficina.

A organização do currículo escolar por meio de projetos de aprendizagem significa a intenção de construir um currículo novo, capaz de superar a determinação de um currículo pensado em disciplinas e listas de conteúdos pré estabelecidos. Os projetos de aprendizagem colocam o currículo em movimento e o mantém vivo, porque tanto os/as alunos/as quanto os/as professores/as, o assumem protagonizando a construção de conhecimento. Desde o início do seu planejamento temos os/as professores/as e os/as alunos/as participando ativamente na definição da temática de estudo, a qual deverá estar diretamente relacionada com a prática social, com a realidade que atinge esses sujeitos e/ou o conjunto da sociedade. Desta forma, os projetos estão vinculados com os sujeitos e partem das compreensões cotidianas para serem aprofundados através de estudos e pesquisas que possam aprimorar esses conhecimentos.Nossa proposta de trabalho é iniciar com a definição de uma temática para o projeto a partir de uma problematização inicial encaminhada pelo/a professor/a, a qual pode ser um recorte de jornal, de revista, um vídeo, uma música, um filme, uma atividade anteriormente vivenciada pelos alunos... enfim, este momento exige criatividade do/a professor/a!Após a definição da temática/problema, o segundo passo é levar os/as alunos/as a pensarem: O que sabemos sobre isso? O que queremos saber? e como faremos para saber?Estas questões orientam minimamente e de forma acessível ao alunos permitem que eles pensem sobre o que irão fazer. Então temos um projeto de autoria dos alunos.Nesse planejamento a intervenção do/a professor/a é imprescindível para ajudá-los a encontrar caminhos que os levarão em busca das informações e do conhecimento!
Segundo CANDAU ( 2011), vivemos um  mal estar presente nas escolas que representa um crise acerca das suas finalidades e formas de organização. No entanto, não podemos nos contentar com mudanças superficiais relacionadas à metodos e técnicas de ensino, mas a uma reinvenção da escola que perpasse por seus tempos e espaços e, principalmente pelo modo como se relaciona com a realidade (prática social) e o conhecimento.
Nosso papel, como educadores/as, é reinventar a escola, considerando que toda ação humana se traduz em produção de cultura. Assim, a ação pedagógica, o trabalho educativo que ocorre na escola, produz uma cultura e nela, produz sujeitos culturais. Obviamente, também temos que considerar que esses sujeitos culturais não se produzem isoladamente no espaço escolar. Eles são produto da inserção em culturas diversas que compõe o cenário social. Nesse sentido,  a escola é um espaço multicultural também produtor de cultura, pelo seu currículo.
Os projetos de aprendizagem, ressignificados pela discussão que Hernández e Ventura (2009) nos apresenta, são uma possibilidade para que o currículo escolar possa contemplar a diversidade cultural, pois abrem o currículo para a participação e o protagonismo dos educandos  e dos educadores permitindpo que diferentes perspectivas culturais se façam presente  no contexto do ensino. Os projeto de aprendizagem podem ressignificar o currículo ao desafiar o educador a uma nova postura profissional, pois ele é provocado a pensar sobre seu grupo de alunos, sobre a realidade, sobre os conhecimentos e planejar e executar uma proposta educativa junto com seus pares.
Ainda, diante da fragmentação do conhecimento que está presente na tual organização escolar e que produz uma visão fragmentada de mundo,  Barbosa (2011), defende que a pedagogia de projetos possa ser uma possibilidade interessante em termos de  organização pedagógica para intervir na visão multifacetada do mundo trazendo para seu espaço o encontro de diferentes culturas.

Referências:
CANDAU, Vera M. (org). Didática crítica intercultural: aproximações.Petrópolis: Vozes, 2012. 
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Trabalhando com projetos. In: XAVIER, Maria L. M.; DALLA ZEN, Maria I. H. Planejamento em destaque: análises nada convencionais. 4ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.


QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA! 
MAS DE QUE TRANSFORMAÇÃO ESTAMOS FALANDO?
FALAMOS DE UMA EDUCAÇÃO QUE MODIFIQUE MODOS
 DE PENSAR O MUNDO E ENTENDER A VIDA!

 A EDUCAÇÃO CONTÉM A POSSIBILIDADE DE
 EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO!


         
 
PONTO DE PARTIDA DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM:
         A REALIDADE
        Perceber o mundo!
      Perceber o que acontece no mundo para compreender como isso nos afeta!




  


Os PROJETOS partem do princípio de que a APRENDIZAGEM 
não é fruto da acumulação de novos conhecimentos, 
mas de reestruturação desses esquemas, 
a partir do restabelecimento de relações
entre os conhecimentos existentes e novos!  
Texto: Neusete Machado e Bedati Finokiet
Fotos: Bedati Finokiet, Nícolas Deobald e Bruna Engel.


Registros do Encontro do dia 14 de julho de 2014 ( turno da manhã) 
Instituto Estadual São Francisco Xavier -Porto Xavier/RS/BR.








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