terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA REALIZA OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira realizou a Oficina de Bioconstrução entre os dias treze de outubro a vinte e quatro de outubro de 2014, no pátio da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.
A Oficina de Bioconstrução foi ministrada pelos oficineiros Marcia Semilla Severgnini Sellanes, (Uruguai), José Laso Flores (Espanhol) e Antonio Graziano (Italiano), sendo que os dois primeiros residem em bioconstruções, construídas por eles próprios.
A Oficina de Bioconstrução buscou mostrar à população regional a necessidade de reavaliarmos a forma como utilizamos os recursos da natureza. Já que um bioconstrução é realizada buscando evitar ao máximo o desperdício de energia da natureza, e valorizando os materiais disponíveis no local. Fazendo uso de materiais considerados, até então como inutilizáveis. O projeto foi desenvolvido a várias mãos, inclusive foi possível contar com um grupo de indígenas da Aldeia Alvorecer de São Miguel das Missões.

As quatro escolas do município de Porto Xavier que estão vinculadas ao PEIF, sendo elas: a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Corrêa, a Escola de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravante, a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz e o Instituto Estadual São Francisco Xavier participaram da Oficina de Bioconstrução. Os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas e o processo da biocontrução, além de dialogarem diretamente com os oficineiros e esclarecer suas duvidas em relação às curiosidades e mitos relacionados à bioconstruções no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos de Aprendizagem e Mapa Conceitual Escola João Manoel Correa e Escola Antonio Fioravante

No último dia 23 de novembro de 2015, as formadoras do PEIF Aline Madrid e Graciele Fabrício, acompanhadas da supervisora do programa em Por...